terça-feira, 25 de agosto de 2009

Waldemar Marangoni Júnior ( São Paulo - SP )


Maramgoní nasceu em São Paulo, em 1972, e desde menino demonstrou interesse por desenho, já mostrando grande habilidade com formas e proporções. Começou a pintar aos 10 anos como autodidata, evidenciando precocemente seu talento para a pintura.

Inicia seus estudos “formais” em 1987, com o pintor Renato Pinto. Pouco tempo depois, abre seu atelier, onde veio a ter seus próprios alunos. Em 2005, passa a freqüentar o atelier do pintor Sérgio Longo, onde mergulha de cabeça na arte contemporânea.

Hiper-realista, Maramgoní segue a linha acadêmica por certo tempo, até se deparar com a necessidade de romper barreiras e buscar novas linhas. Utilizando uma preferência pessoal, começa a fazer estudos com a arquitetura, mais especificamente a greco-romana.

Não demora muito, surge a questão: por que não retratar a arquitetura local?

E assim, Maramgoní dá início à sua série de quadros sobre a São Paulo do século XIX, retratando o vale do Anhangabaú, avenida Paulista, edifício Altino Arantes (Banespa), entre outros endereços e marcos famosos da cidade, em acrílica sobre tela – tendo como base fotografias antigas, livros de história etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário