domingo, 20 de setembro de 2009

Churrasco ao estilo "Fogo de Chão" ( Porto Alegre - RS )


Churrasco é o nome dado ao prato feito a base de carne in natura ou processada, assada sobre fogo ou brasa, com a utilização de estacas de madeira ou metal, chamados de espetos, ou de grelhas.

Não existe referência exata sobre a origem do churrasco, mas presume-se que a partir do domínio do fogo, na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça, ao perceber que o processo a deixava mais macia.

Com o tempo, novas técnicas foram empregadas, principalmente entre os caçadores e criadores de gado, dependendo sempre do tipo de carne e lenha disponíveis.

No Brasil e América do Sul, as primeiras grandes áreas de criação de gado foram o estado do Rio Grande do Sul, e os países vizinhos, principalmente Argentina e Uruguai, onde os vaqueiros, conhecidos como gaúchos, tornaram o prato famoso, e típico daquelas regiões, aonde a carne assada ainda é consumida em larga escala em festas e reuniões familiares.

Existe muita discussão sobre o verdadeiro churrasco, se é assado na lenha ou carvão, no espeto ou grelha, temperado ou não, com sal grosso ou refinado, de gado, suíno, aves ou frutos do mar, mas o certo é que não existe fórmula exata, e cada região desenvolveu um tipo diferente de carne assada, mas, sem dúvida, a imagem mais famosa no Brasil é a carne assada nos pampas, principalmente pelos gaúchos, expressão que virou nome do cidadão nascido no estado do Rio Grande do Sul.

Semana Farroupilha ( Porto Alegre - RS )


O mês de Setembro é especial para todos os gaúchos, residentes no Estado do Rio Grande do Sul ou não, que ainda vivem nos pagos ou se debandearam para outras querências deste Brasil afora. Neste mês comemora-se aniversário da maior revolução armada que o nosso país já viveu. No dia 20 de Setembro de 1835, na Ponte do Azenha, em Porto Alegre, Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, começava a Guerra dos Farrapos, ou a Revolução Farroupilha, com os republicanos (Maragatos) fazendo uma emboscada para os conservadores (Chimangos).

O Rio Grande, nesta época, mais do que o habitual, se veste de cultura e predomina nas ruas o lenço encarnado, vermelho, cor dos Maragatos que na teoria foram vencedores de uma guerra que, no papel, nunca teve fim nem vencedor, por onde quer que neste país haja um gaúcho. Estamos na Semana Farroupilha.

Logo da Semana Farroupilha

O motivo predominante que desencadeou a rebeldia dos gaúchos para o império era o aumento das taxas de importação do sal deixando o seu principal produto, o charque, mais caro, sendo mais barato para os fazendeiros mineiros o comprarem lá fora, nos países latinos, tal produto importante na alimentação dos escravos que trabalhavam nas plantações de café – na época, principal produto de exportação brasileiro.

Cuia ( Porto Alegre - RS )


Cuia
é o nome dado ao fruto da cuieira. O termo, origem tupi, tem várias acepções no Brasil, derivadas do uso dado a este fruto.

Assim como a cabaça, a cuia torna-se um recipiente em que são colocados grãos, água, etc. E, por analogia, também a cabaça passou a receber, quando feita em utensílio, o nome de cuia.

A cuia também é um objeto utilizado no sul do Brasil pelos gaúchos para tomar o chimarrão. A cuia é produzida a partir do porongo, sendo que é cuidadosamente escolhida por sua forma, e pode ser ricamente lavrada e ornada em ouro, prata e outros metais.


segunda-feira, 7 de setembro de 2009

CMPA ( Porto Alegre - RS )


Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA) é uma instituição militar de ensino, voltada aos Ensinos Fundamental (6º ao 9º ano) e Médio. Localizado na zona central de Porto Alegre, o "Colégio Casarão da Várzea", como também é conhecido, é uma das mais tradicionais e reconhecidas instituições de ensino do país. O colégio é também lembrado pelas várias personalidades influentes na História do Brasil, do Rio Grande do Sul e de Porto Alegre que fizeram parte de seu corpo discente.

MCT ( Porto Alegre - RS )


O Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS é um museu brasileiro, localizado na cidade de Porto Alegre, na avenida Ipiranga 6681, prédio 40, no bairro Partenon, junto à PUCRS.

Foi inaugurado no dia 9 de dezembro de 1998. É um dos maiores museus interativos de ciências naturais na América Latina e um dos melhores do mundo, propondo atividades para todas as idades e mostrando áreas de experimento-atrações sobre o Universo, a Terra, Ambiente e o Homem, dentre outros.

A área de exposição permanente ao público conta com cerca de 700 experimentos interativos, cobrindo inúmeras áreas do conhecimento. O próprio visitante pode participar das experiências que resultaram no atual conhecimento científico.

O acervo permanente inclui alguns milhões de peças e apresenta uma das melhores mostras de ciências naturais de todo o país. Destacam-se as peças paleontológicas do geoparque da paleorrota, uma grande exposição de aves e animais empalhados e os recursos minerais brasileiros, com algumas milhares de amostras.

Homenagem a FEB ( Porto Alegre - RS )


A Força Expedicionária Brasileira, conhecida pela sigla FEB, foi a força militar brasileira de 25.334 homens que lutou ao lado dos Aliados na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial. Constituída inicialmente por uma divisão de infantaria, acabou por abranger todas as forças militares brasileiras que participaram do conflito. Adotou como lema "A cobra está fumando", em alusão ao que se dizia à época que era "mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil entrar na guerra".

Cúpula da CM ( Porto Alegre - RS )



Cúpula da Catedral Metropolina de Porto Alegre, RS.
Foto tirada para o fundo de uma capa de CD de uma banda gaúcha.

Igreja de São João Batista ( Trancoso - BA )


Localizado na Costa do Descobrimento, no sul do estado da Bahia, Trancoso é um charmoso povoado, remanescente de uma aldeia jesuíta muito antiga, chamada São João Batista dos Índios de onde originou o nome da Igreja local.

Palácio Marcos Konder ( Itajaí - SC )


Marcos Konder (Itajaí, 5 de janeiro de 1882 — Itajaí, 5 de julho de 1962), foi um industrial, escritor e político brasileiro.

Filho de Marcos Konder e Adelaide Flores Konder. Era irmão de Adolfo Konder e Vítor Konder.

Foi superintendente municipal (prefeito) interino de Itajaí em 1904 e superintendente efetivo de 1915 a 1930.


Mar ( Navegantes - SC )


Voltada para o mar, a cidade de Navegantes é sede de uma das maiores festas do Estado: a de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira dos pescadores do sul do Brasil.
População: 40.000 habitantes.
Localização: Vale do Itajaí, a 92km de Florianópolis.